Youkoso! ー ようこそ!

Seja bem vindo ao meu blog, aqui posto informações, novidades e tudo referente aos meus interesses. Então sente-se corretamente na cadeira para evitar uma futura escoliose, respire fundo e venha desfrutar do meu mundo.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Tanabata Matsuri



Tanabata Matsuri ~
Uma das maiores festas populares do Japão, surgiu a partir de uma lenda que conta a historia de amor de duas estrelas. Realizado em diversas cidades, normalmente comemorado no 7º dia do sétimo mês do ano, e alguns outros em Agosto, como a mais tradicional de Miyagi que aproveita as férias de verão das escolas japonesas.
Conhecida também como “ Festival das Estrelas “ em português, O festival teve início há mais de 1.150 anos na Corte Imperial, a partir de uma lenda e a data tornou-se feriado nacional em 1603
.A lenda conta a historia de Orihime (織姫), filha de um poderoso deus do reino celestial,
 Tentei (天帝). Certo dia, estando diante de seu tear, viu passar um rapaz conduzindo um boi Kengyu(牽牛) (também nomeado Hikoboshi), e por ele se apaixonou. O pai consentiu o casamento dos dois jovens. Porém, casados e totalmente dominados pela paixão, ambos descuidaram-se de seus afazeres normais. Foi então que, o pai indignado, ordenou que eles vivessem separados, um de cada lado da Via Láctea. Ele permitiria que, entretanto, o casal se reencontrasse apenas uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês, se cumprisse à ordem do pai, que era atender os pedidos vindos da Terra.
Segundo a mitologia japonesa, Orihime é representada pela estrela Vega, e o rapaz, a estrela Altair, do lado oposto da galáxia, que são estrelas que realmente existem e só se encontram uma vez por ano.

No Brasil também se comemora em varias cidades o Festival.
O primeiro festival Tanabata foi realizado na cidade de Assaí no Estado do Paraná  no ano de 1978. Já a mais popular conhecida com o nome de “ Festival das Estrelas”,  ocorre Na Praça Bairro da Liberdade, São Paulo, no mês de junho, anualmente desde 1979 pela ACAL – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade e pela Associação da Província de Miyagi.
No Tanabata as ruas são decoradas com grandes ramos de bambu que recebem a ornamentação de enfeites coloridos de papel que simbolizam as estrelas. Nesses bambus são pendurados os tanzaku, pequenos pedaços também coloridos de papel onde as pessoas colocam seus pedidos. Cada cor possui um significado :

amarelo = dinheiro                        
azul = proteção dos céus                                      

branco = paz          
rosa = amor
verde = esperança                
vermelho = paixão 

Ah também fogos de artifício, algumas pessoas vestem Yukatas, Shows de cantores, taikô, dança folclórica, artes marciais, karaokê, musica instrumental, oficinas de origami, kirigami, Ikebana ( arranjo florais ), bonsais (cultivo de árvores em miniaturas ) e muita comida e jogos.

Tanabata em Ribeirão Preto
Devido a grande concentração de imigrantes japoneses e descendentes em Ribeirão Preto e região e pela absorção e fascínio que a cultura japonesa possuía e poderia proporcionar a cidade, a festa foi introduzida no calendário oficial de eventos da cidade desde 1994. O Festival realizado no Parque Municipal Morro do São Bento.

Então pessoas eu fico aqui com essa linda postagem, e vou com o meu irmão pendurar folhas coloridas com pedidos na palmeira miniatura que tenho em casa, escutar J-music, cantar no karaokê, dançar no wii, dançar Para Para, soltar os fogos que sobraram do São João e tocar violão :D

Ja nee mina-san. o/

Fonte: http://www.culturajaponesa.com.br/htm/tanabatamatsuri.html
 / http://pt.wikipedia.org/wiki/Tanabata

Nenhum comentário:

Postar um comentário